Luis Otavio Barreto
Minha mãe está triste! Cansada e desanimada, também. Ontem perdeu uma prima, a Sônia. Hoje morreu um vizinho, novo, pai de família. Minha mãe teve #covid e diz que as sequelas são piores que a própria doença. Anda esquecida de umas coisas, os cabelos caem e estão fracos. Sente dores e anda muitíssimo desanimada, vai além do psicológico; sequelas. Teve, no início de fevereiro, uma celulite bacteriana; ficou internada uma semana. Um horror! Está se recuperando. Tomou quilos e litros de remédio; antibióticos, vitaminas e suplementos, aliás, ainda toma alguns. Eh claro que foi ao médico depois disso; uma enciclopédia de exames. Tenho pena dela.
Estava aqui conversando comigo; está com medo. Eu tenho 32 anos e conheço minha mãe desde então. Ouvi-la falar em medo é uma coisa estranha. Sei de cada insegurança dela, mas, medo, assim, confessado?! Assustador!!! Ela não sai de casa. Não vai ao portão. Minha avó também não; aliás, depois de quase um ano, a velha foi ao supermercado, com álcool até no espírito e máscara. Ontem disse que não pisa na rua nem tão cedo. Dia 01 de abril tomará a segunda dose da coronavac.
Ontem a morte chegou até a família. Não éramos ligados, mas fiquei triste. A Sônia era uma mulher relativamente nova. Estou triste pelo Roney, pela loja, pelos amigos que ela deixou… Minha mãe, que é da mesma geração, ficou bastante triste. Isso me deixou triste também. Eu tenho medo do reflexo das notícias e do pavor que enfrentaremos pela frente. Medo do reflexo desse pavor, desse medo, curiosidade sobre os efeitos psicológicos que surgirão a partir disso…boa coisa não será. Eu não tenho medo de morrer. Acredite ou não. Não tenho mesmo. Mas eu tenho um medo, terrível, de certos tipos de sofrimento.
NOTA: amigo, queria escrever sobre como nossa educação está progredindo, como saímos da miséria ou das cores, muito lindas, das tardes de outono. Não dá. Ainda. Perdoe se este texto não lhe traz esperanças, mas como brasileiro, como ser humano, como seu irmão, te peço: RESISTA! Se puder, fique em casa, máscara sempre e higiene! Resista! Resistir é movimento de vida!