Por Simão Zygband
Três anos após seu nascimento, colocado no ar exatamente em 8 de março de 2021, no Dia Internacional da Mulher, o portal Construir Resistência finalmente conseguiu um tipo de financiamento, que vai cobrir seus custos. Trata-se de uma parceria com a agência SimpleAds, de São Paulo, que tem proporcionado projeto de incentivo a pequenos sites, como é o caso do nosso.
É o resultado de uma luta de mais de três anos em que eu apostei como um instrumento de resistência ao fascismo, custeando do próprio bolso, o mantendo durante este tempo com parcas porém sinceras contribuições de alguns companheiros que entenderam ser justo ajudar, mesmo que minimamente, um trabalho que procura qualificar quadros, proporcionando informação diferenciada e de qualidade.
Enfim, é gratificante poder contar com apoio mínimo de sustento do site por que é sinal de reconhecimento do trabalho, que é diário, na prospecção de material que possibilitem uma leitura dos fatos mais importantes do dia ou que nos presenteie com coisas relacionadas às artes.
Importante citar a sólida contribuição recebida dos parceiros e amigos do Instituto de Mídias Alternativas Barão de Itararé, guerreiros de trincheira da cibernotícia.
Neste ano, aliás, me despeço do Conselho do Plano Municipal de Livro, Literatura, Leitura e Biblioteca (PMLLLB) de São Paulo, onde cumpri dois mandatos como conselheiro, podendo travar o bom combate, apesar das autoridades responsáveis pelo setor, o prefeito Ricardo Nunes e a secretária de Cultura, Aline Torres, tenham ajudado muito. Nenhum dos dois tem qualidade técnica para os cargos que exercem. Ambos viraram as costas para o mundo dos livros, mas tivemos Carnaval com hora marcada, disseminado pela cidade. Esta duplinha não deixará nenhuma saudade.
Aproveito para convidar todxs para ajudar a eleger o novo Conselho do PMLLLB através de votação on-line, via Google Forms, no dia 28/03/2024, das 8h às 17h. Como disse anteriormente, não sou candidato à reeleição (até por que o Regimento Interno impede um terceiro mandato). Podem votar todos os cidadãos com residência comprovada na cidade de São Paulo. É importante fortalecer este grupo que luta pela proliferação do livro na cidade de São Paulo, a mais importante da América Latina.
Eu apoio uma candidata nascida na luta pelo livro, que é a pesquisadora Ana Lúcia Brandão, com 25 anos realizados em bem do serviço público, militando pela preservação das obras do escritor brasileiro, Monteiro Lobato, pelas quais tentará realizar um trabalho sério pela restauração no material que encontra-se em vias de comprometimento na biblioteca que leva o nome do renomado escriba, traduzido em línguas de várias dezenas ou até centenas de países estrangeiros.
A outra candidata que pretendo indicar voto (se pudermos votar em mais de 1, ainda está em análise na Prefeitura ) será a jornalista, editora e presidenta da Libres, Lizandra Magon de Almeida, atual conselheira eleita com o voto das editoras, principalmente as pequenas e médias. Demonstrou garra e espírito de luta nesta gestão. Também tem o meu voto.
Muitas lutas virão.
Jornalismo de
forma séria
Leia, apoie, critique, contribua com o Construir Resistência.
Não seja apenas uma massa de manobra 😂
Pix para Simão Zygband
11 911902628
(copie e cole este pix acima. Qualquer quantia é bem vinda)
Simão Zygband é jornalista em São Paulo, editor do site Construir Resistência, com passagens por jornais, TVs e assessorias de imprensa públicas e privadas. Fez campanha eleitorais televisivas, impressas e virtuais, a maioria vitoriosas. É conselheiro em último mandato do Plano Municipal de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de São Paulo.
→