Construir Resistência
Joias-01Abre

No governo Bolsonaro é que a coisa era joia

Da Revista da Pirralha

A monarquia saudita presenteou Jair Bolsonaro (à época presidente do Brasil) com um conjunto de joias femininas avaliadas em R$ 16,5 milhões. Um assessor do ex-ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, tentou desembarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos em 26 de outubro de 2021 de um voo procedente de Doha, no Catar, com o pacote escondido em sua bagagem de mão sem declarar o valor. O estratagema foi descoberto pela Receita Federal e as joias apreendidas. O episódio foi mais uma pérola a abrilhantar o colar de escândalos patrocinado por Jair Bolsonaro e seu período como presidente do Brasil.

Informado que seria necessário declarar o valor, pagar os impostos devidos e uma multa por não ter declarado o bem, o portador se recusou dizendo inicialmente que era um presente para a primeira dama e depois que se tratava de bens oficiais do governo Brasileiro. Neste caso os itens poderiam ser liberados mas passariam a pertencer ao acervo público do governo  e não mais a pessoa de Bolsonaro.

Diante do impasse, a carga foi retida e permaneceu por cerca de um ano nos cofres da Receita. Nos meses seguintes, o governo Bolsonaro mobilizou diversas autoridades para tentar  liberar os bens apreendidos, pedidos que foram negados pela alfândega.

A novela continuou até que em 29 de dezembro de 2022, o primeiro-sargento da Marinha Jairo Moreira da Silva foi enviado a Guarulhos em voo da FAB para tentar recuperar diretamente as joias e impedir que o caso fosse parar nas mãos do governo Lula.

Atualmente, dado ao elevado valor dos bens, da descoberta que um segundo conjunto de joias (relógio, caneta, abotoaduras, anel e um tipo de rosário) passou ilegalmente pela fiscalização e foi entregue à Presidência em 29 de novembro de 2022, a história começou a levantar suspeitas.

Estaríamos frente a um caso de contrabando, propina, suborno? A questão ainda não está completamente esclarecida, mas os chargistas da Revista da Pirralha não perderam o mote e afiaram seus lápis, pincéis e canetas.

André Barroso

Paulo Batista

Jota Camelo

Jota Camelo

Geuvar

 

Geuvar

Zé Dassilva

1000ton

1000ton

Jeff Portela

Mário

Thiago

Bira Dantas

………………………..

Foto de abertura: montagem de Guto Camargo com fotos de divulgação de joias sobre foto de Alan Santos/Agência Brasil (encontro bilateral com o Príncipe Herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman).

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Matérias Relacionadas

Rolar para cima