Por Wanderley Oliveira – Olho SP
Vídeo de Douglas Mansur em Querência do Norte/PR
Milho, arroz e batata doce foram partilhados com a Casa de Oração do Povo da Rua, que fica no bairro da Luz, no mesmo dia em que pesquisa mostra que 33 milhões passam fome no Brasil.
Na manhã desta quarta-feira (08/06), várias famílias do MST no Paraná partilharam aproximadamente 20 mil espigas de milho verde (6 toneladas) para projetos sociais do Padre Julio Lancellotti, de São Paulo. A iniciativa partiu de famílias assentadas da região noroeste do estado, por meio da Cooperativa de Reforma Agrária Coana, localizada em Querência do Norte. Também foram doadas 30 caixas de batata (7,6 toneladas) e 900 kg quilos de arroz.
Enquanto o agronegócio avança e busca hegemonizar e a cultura das commodities, como sinônimo do rural no Brasil, é a produção agroecológica nos assentamentos e acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que vem alimentando a população mais vulnerável à fome no país. No dia em que uma pesquisa revela que 33,1 milhões de brasileiros vivem em situação de fome, o MST mostra que a solidariedade acompanha a rotina e a vida das comunidades camponesas, sempre como princípio da luta do Movimento.