Justiça libera empregados da C.Vale para velório dos mortos em Palotina (PR)

Por João Franzin – Agência Sindical

Os trabalhadores da C.VALE – Cooperativa Industrial poderão ir ao velório dos oito companheiros mortos em acidente na empresa, quarta-feira (26). Mas irão contra a vontade da empregadora.
A garantia da ida ao velório coletivo, no ginásio de esportes de Palotina, decorre de decisão liminar obtida pelo Ministério Público do Trabalho junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 9ª. Região, no processo número 0000559-52.2023.5.09.0655.
O juiz do Trabalho, Alexandre Augusto Campana Pinheiro, argumenta: “Ora, ao impedir as últimas homenagens de seus funcionários aos colegas de trabalho vitimados pelo terrível acidente, em virtude da manutenção do integral funcionamento de sua cadeia produtiva, a cooperativa viola os mais basilares princípios do direito humano”.
Segue: “Diante disso, acolho parcialmente o pedido liminar da parte autora, para determinar que a cooperativa providencie a liberação do trabalho de seus funcionários próprios e terceirizados/avulsos que assim desejarem, para comparecimento ao velório e ao sepultamento dos seus colegas de trabalho vitimados pelo acidente ocorrido em 26/7/2023”. Liberação por duas horas. Multa de R$ 20 mil por funcionário, em caso de descumprimento.
A Agência Sindical ouviu Artur Bueno de Camargo, presidente da Confederação CNTA e Afins. Ele afirma: “O comportamento da empresa é desumano e tem nosso integral repúdio”. O dirigente chama atenção dos órgãos públicos para a necessária apuração do acidente. Ele também põe em dúvida a condição legal dos estrangeiros contratados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *