Por Tatiane Correia no GGN

Após quatro anos, presidente sai do governo deixando colapso administrativo, financeiro e um Orçamento problemático para 2023
O governo de Jair Bolsonaro (PL) deixa o Brasil em um cenário de terra arrasada após seu mandato de quatro anos, ao ponto de afetar o Orçamento 2023 e comprometer a execução de serviços básicos.
“Depois de furar cinco vezes o teto de gastos, o presidente raspou o que sobrava no cofre para tentar se reeleger. Não conseguiu e deixará o governo em estado de calamidade”, diz o jornalista Bernardo Mello Franco, em coluna no jornal O Globo.
Enquanto isso, cerca de 200 mil estudantes de pós-graduação continuam sem receber suas bolsas, a emissão de passaportes foi suspensa pela Polícia Federal, e já falta dinheiro tanto para a compra de remédios como para a encomenda de livros didáticos.
“O cenário de descalabro aumentou os desafios da transição”, ressalta Mello Franco. “Mais que um diagnóstico, será preciso fazer uma autópsia do desastre bolsonarista. O trabalho deve começar a vir a público na terça-feira, dia seguinte à diplomação de Lula”.