Julgamento histórico para a liberdade de imprensa e trabalho do jornalista no Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Por Adriana do Amaral

Espero, principalmente, que ninguém mais seja culpado por levar um tiro,                                                          porque isso está contradizendo até a lei da física, se você parar para pensar.

Alex Silveira

Acompanhe a transmissão ao vivo pelas redes sociais

Transmitido pelas redes sociais da #Apjor e #Arfoc-SP (confira links no final dessa matéria), o julgamento do caso do repórter fotográfico Alexandro da Silveira segue hoje a partir das 14 horas. O placar do #STF (Supremo Tribunal Federal) está em 3 x 0, após votos dos ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Marco Aurélio, ontem (9). Alex espera há 20 anos a indenização.

Ao cobrir as manifestações de professores no ano 2000, em reportagem para o jornal #Agora-SP, Alex foi atingido no olho, quando perdeu 90% da visão do olho esquerdo. Ainda não se sabe se por bala de borracha ou estilhaços de bomba de efeito moral, disparados em ação repressora da Polícia Militar. O que se discute é se o fotógrafo é culpado ou vítima. Ou a responsabilidade civil do Estado em relação ao profissional.

De acordo com o presidente da #APJor (Associação Profissão Jornalista) e ex-presidente do #SJSP (Sindicato dos Jornalistas de São Paulo), Fred Guedini, “o julgamento fixará uma defesa importante do direito de jornalistas cobrirem manifestações e protestos e, mais, da obrigação do Estado de apoiarem o trabalho dos jornalistas.”

Construir Resistência ressalta tratar-se de um momento importante na luta contra a judicialização do trabalho dos jornalistas, vigente no Brasil, e também combate à censura midiática.

Vamos somar à luta do colega Alex acompanhando o julgamento pelos canais nas redes sociais da ARFOC-SP (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de SP) e no facebook da APJor:

www.twitter.com/arfocsp
www.instagram.com/arfocsp
www.youtube.com/arfocsaopaulo
www.facebook.com/arfocsaopaulo

https://m.facebook.com/apjor/

https://www.facebook.com/arfocsaopaulo/videos/3878268632282507

 

 

STF julga caso Alex da Silveira

Veja também

Vim das selvas

Por Adriana do Amaral Quando o presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse que “os brasileiros vieram da selva”, muita gente se revoltou

#19J

São inúmeras as razões de ir às ruas, hoje. #Comidanoprato #Vacinanobraço #Forabolsonaros #Vidasimportam  

Criptomoedas e suicídio

Por Ari Meneghini Ocorreu há dois dias mais um suicídio de um jovem que tentou ficar rico rapidamente com as criptomoedas. Perdeu,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *