Construir Resistência
IMG-20221122-WA0056~2

Grandão em criatividade, gentileza e humanidade

Texto e fotos de Luiz Hespanha

Lembro que era um sabadão e lá estávamos nós no SESC Belenzinho para ver o Gigante Gentil. Foi um dos maiores shows que vi na vida. Rock and Roll, MPB, Blues e até samba-rock com a genial “Coqueiro Verde” que ele faz para sua primeira amada, a Narinha.
Ele já tinha passado dos 70 mas parecia ter 22, tamanha a vitalidade física e musical no palco. Aliás a banda era formada só por garotos. O da guitarra seria barrado em qualquer boate com a aquela cara de “di menor”. De repente ele parou o show e disse: “O Sting ainda não tinha vindo aqui aparecer na foto ao lado do Raoni, quando fiz essa canção”…E arrepiou todo mundo cantando uma de suas dezenas de clássicos, a maravilhosa e pungente “Panorama Ecológico” composta ali pelo final dos anos 1970.
Alguns meses depois fui revê-lo, desta vez como convidado da Laura Lavieri e do Marcelo Jeneci no SESC Pompéia. Dia desses parei para ouvir um de seus últimos discos e lá estava o eterno grandão amoroso, apaixonado pela vida e pela amada (ô sortuda) no disco todo. Ouvi “Termos e Condições” com a participação do Emicida. Chapei.
Erasmo era assim, odiava a mesmice e amava a novidade. Ele era a própria porque fazia e era sempre uma novidade como compositor, como artista que transbordava criatividade, gentileza, simpatia e humanidade.
Um grande amigo muito cruel sempre diz que Erasmo é Erasmo, o resto é Roberto. Sempre dou risada quando lembro dessa frase, talvez por concordar em gênero, número, grau, obra e cidadania com ela. Mas isso é outro papo que a gente pode levar outra hora…Tirei essas fotos aí naquele dia eterno.

Luiz Hespanha é jornalista, escritor (Breves Memórias da Terra-do-já-teve e Livro das Verdades Inúteis, amazon.com.br), compositor de MPB (what is this?) #CançõesDeAmorDelírioTesãoInquietudeLutaDeClasseEÓcio que rega diariamente suas contradições e desprezos, entre eles o que tem pela mediocridade, a própria e a de outrem.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Matérias Relacionadas

Rolar para cima