Por Herval Barreto
Quero colocar aqui para análise e discussão um fato sobre o qual muito se fala: a polarização entre o PT e a extrema direita. Não concordo, não podemos cair nessa narrativa. Não acho que nós, progressistas, polarizamos com a extrema direita fascista.
O que é polarizar?, Ao meu ver é quando há algo concreto para se comparar, quando existia PSDB, aí sim era polarização. O que a extrema direita fascista tem a apresentar em termos de projeto de povo?. “Deus, Pátria e Família”?É isso? Cadê o projeto político? Essa narrativa não passa de fantasia, não passa de demagogia barata para atrair os ignorantes políticos, idiotizando o eleitor. E quem banca tudo isso são as elites atrasadas do nosso país, um povo imbecilizado só interessa a eles.
É só olhar os legados dessa pauta “Deus, Pátria e Família”. Redundou em 700 mil mortos por Covid-19, o genocídio dos indígenas Yanomamis, 33 milhões de brasileiros passando fome, destruição da CLT, entrega do nosso patrimônio energético, como parte da Petrobrás, Eletrobras, uso do cartão corporativo para bancar as inúmeras Motociatas do Bolsonaro, abertura de milhares de clubes de tiro, proliferação do garimpo ilegal, extração e contrabando de madeiras, destruição do meio ambiente etc….Esse é o papel da extrema direita fascista.
Dito isso, chamo a atenção de todos, que foquem nessa questão, e não caiam no conto da carochinha, não comprem a ideia de que a extrema direita fascista polariza com o PT. Precisamos urgentemente desconstruir essa narrativa, pois não há como polarizar com quem não apresenta projeto nenhum, pelo contrário, destrói o país.
“Deus, Pátria e Família” são apenas devaneios daqueles que invadiram Brasília e quebraram as “três casas” que simbolizam e representam a democracia.
A nossa República precisa de paz, de equilíbrio, de harmonia, para que o Presidente da República possa trabalhar para o povo brasileiro sem contratempo. Se permitirmos que esses extremistas nos pautem, o governo terá dificuldades para governar e o governo precisa usar os instrumentos que tem em mãos para desconstruir essa extrema direita fascista.
Infelizmente o povo brasileiro está elegendo muita porcaria, desculpem pelo termo chulo. Sem medo de errar afirmamos que essa legislatura de 2022 poderá ser a pior de todos os tempos, muito pior que a legislatura anterior, é só olhar quem se elegeu para o Senado e para a Câmara dos Deputados.
A depender desses caras estamos ferrados, o Brasil não avançará e o povo não será beneficiado. Qualquer ganho social, será por muito esforço do Presidente Lula, pois o ex Presidente Bolsonaro fez o contrário nos quatro anos de sua gestão, trabalhou contra o povo.
Nós que estamos com os pés no chão e a cabeça no lugar, discutindo no campo da racionalidade e em bases empíricas, precisamos combater ferrenhamente e desconstruir as narrativas desses que querem nos fazer crer que a extrema direita fascista é solução para os brasileiros. Tem muita gente que ainda acredita nessas baboseiras, vamos ter que trabalhar muito para mudar essa configuração política. Em 2024 teremos eleições para Prefeitos e Vereadores e não podemos perder tempo, esse é o momento do resgate e trazer de volta, políticos progressistas.
“ Fora extrema direita fascista”

Herval Barreto é cidadão brasileiro. Militante da causa Brasil