Construir Resistência
Panfleto afixado nasd lojas de eleitores de Lula na cidade de Casca (RS)

Nazistas intimidam eleitores de Lula em Casca (RS)

Da Redação 

A advogada Janaíra Ramos, moradora da cidade gaúcha de Casca, localizada à 70 quilômetros de Passo Fundo, relatou as graves violações de direitos e ameaças que vem sendo realizadas por bolsonaristas contra cidadãos que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva, candidato vencedor da eleição presidencial de 2022.

A advogada relatou que desde o início  da campanha eleitoral, o clima de intimidação e medo já impedia os opositores de Bolsonaro de se manifestarem na cidade.

Com a proclamação do resultado do segundo turno as coisas ficaram ainda piores. Listas com nomes de cidadãos, profissionais liberais e estabelecimentos comerciais indicados como eleitores/apoiadores de Lula passaram a circular em redes sociais digitais sugerindo boicotes e represálias.

Janaíra Ramos

Janaíra relatou que nestas postagens antidemocráticas foi sugerido que fossem colocadas estrelas vermelhas nas portas de estabelecimentos para identificar quem votou no PT e, assim, prejudicar economicamente esses pequenos e micro empresários, como salões de beleza, quitandas, floriculturas, escritórios e consultórios.

A advogada apresentou denúncia ao Ministério Público Eleitoral, por crime de acordo com o artigo 301 do Código Eleitoral – constrangimento em decorrência do voto – e aguarda manifestação do MPE.

Os bolsonaristas espalharam mensagens nas redes sociais e em grupos de WhatsApp pedindo que comerciantes locais colocassem adesivos com a estrela vermelha do PT na frente de seus estabelecimentos. A prática é parecida com o nazismo alemão, que obrigou comerciantes judeus a colocar a estrela de Davi em suas instalações.

O escritório da defensora amanheceu hoje com o interfone depredado. Às 20h53 de ontem, as câmeras do circuito interno registraram as imagens de um homem danificando o portão do estabelecimento. No vídeo, um indivíduo que aparenta usar um soco inglês, arma branca de ferro com orifícios para encaixar os dedos, desfere quatro golpes no interfone e sai do local caminhando.

No segundo turno da eleição presidencial de 2022, Bolsonaro obteve 4557 votos (71%) e Lula 1748 votos (22%).

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Matérias Relacionadas

Rolar para cima