Do Conselho Gestor do Parque Augusta
Na Inauguração do Parque Augusta, um ponto que ganhou repercussão midiática foi a fala do conselho gestor que, entre outras coisas, pontuava a discordância da população com o nome do parque vinculado ao do ex prefeito Bruno Covas.
Em primeiro lugar, deixamos claro que respeitamos a trajetória do Bruno Covas enquanto político, administrador público e pessoa, e que não se trata de algo pessoal contra ele ou uma questão partidária.
A discordância tem duas fontes: o afeto em torno do nome original e a falta de transparência nesta decisão. A luta pelo Parque remonta a duas décadas e, apesar de os ativistas nem sempre concordarem com os rumos ou finalidades da causa, o nome Parque Augusta sempre foi unanimidade.
As pessoas sempre sonharam o Parque Augusta, ainda que seus sonhos fossem ligeiramente diferentes. O grande afeto em torno do nome e o seu apagamento em prol de uma política de ocasião ferem os anseios das milhares de pessoas que lutaram por este parque e pelo que ele simboliza.
Ele só existe porque pessoas lutaram, portanto qualquer nome que não seja Parque Augusta perde a legitimidade. E, se fosse para fazer homenagem a alguém, há vários ativistas que já partiram que poderiam ser homenageados.
Além disso, o próprio vereador @rodrigohgoulart (propositor da homenagem) conta que no dia seguinte ao falecimento do ex prefeito, redigiu o projeto de lei com a homenagem e o protocolou na mesma semana na Câmara. Quando a proposta foi divulgada na mídia, o Conselho Gestor do PA recebeu muitas reclamações e manifestações de pessoas descontentes. O Conselho então encaminhou um requerimento solicitando espaço em plenário da Câmara para debater a proposta, mas não teve retorno. Depois de muito custo, conseguiu uma reunião com o vereador e propôs uma consulta pública para o nome, ideia que também foi ignorada. Fica evidente que a Câmara e a Prefeitura não se interessam em ouvir e construir esta ideia com a população, pois sabem das grandes chances dela ser rejeitada ao não contar com respaldo popular.
Por tudo isso, para nós a questão em torno do nome ainda não se esgotou e segue em disputa, pois seguimos reconhecendo apenas o nome “Parque Augusta”.