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Como se faz uma pesquisa eleitoral

Por Walter Falceta

Claudio: Ô, Gisele, chama o Rafael, o Luiz, o Marcão e o Ricardo. Agora, já!!!, temos pesquisa eleitoral para fazer.

Gisele: Tô chamando…

Dez minutos depois…

Claudio: Gente, cliente grande, grana boa, querem uma pesquisa eleitoral presidencial que realmente mostre a posição de cada candidato. Tem a ver com as estratégias de negócio desse importante segmento. Sindicato patronal, saca?

Rafael: Tá, certo, chefe. Vamos fazer.

Luiz: Qual a amostragem?

Claudio: Ah, desta vez, todos os estados.

Marcão: Por telefone?

Claudio: Não, não parece muito confiável. Precisamos de abordagem presencial e direta.

Ricardo: Quantos eleitores?

Claudio: Desta vez, vamos botar o Datafolha no chinelo. Bota aí 9 mil pessoas!

Ricardo: Tudo isso?

Claudio: É, vamos mostrar que aqui não tem embromação.

Luiz: Então, vamos lá. Vamos começar. Quanto a gente põe para o Lula?

Claudio: Tem um concorrente aí botando 43%. Mas ele não esculhambou o Putin, né? Ficou ali meio em cima do muro…

Marcão: Que tal baixar para 42%?

Ricardo: Mas tem o desgaste com o Alckmin. O Rui Falcão é contra.

Claudio: Crava 41% e acabou.

Rafael: Está anotado aqui, chefe. Podemos colocar que 55% dos eleitores dele são mulheres e que 45% são homens. Que tal? Dá um charme…

Claudio: Maravilha, Rafa. Vamos nessa.

Luiz: E o Bozo?

Ricardo: O cara reforçou a presença nas redes. Tem fake news bombando dia e noite. O cara nada de braçada nessa área.

Luiz: É, e parte do povo está esquecendo do genocídio da pandemia.

Marcão: Mas o cara é muito detestado. O povo acha que ele é amigo do Putin.

Claudio: Aí, está embaçado… Mas sei lá, o cara tem a máquina na mão, né? Vamos dar 29% para ele.

Rafael: Podemos dizer que 57% dos eleitores dele são homens.

Claudio: Massa!

Ricardo: E o Moro? Teve aquela parada lá do Mamãe Falei, que era apoiador dele…

Luiz: Não sei se respingou nele, não. Ele condenou logo. Mas ele realmente não tem carisma, fala tudo errado, não vai decolar…

Ricardo: Eu botaria 8%…

Marcão: Eu também…

Claudio: Bota 9% porque tem uma classe média que adora esse cara. Pode não estar dizendo, mas, na hora, para não votar no Bozo, vão digitar o Moro.

Rafael: Que tal a gente dizer que ele tem mais votos entre os mais escolarizados?

Claudio: Sei não, Rafa… Isso é assunto meio controvertido… Dilui, dilui que é melhor. Não vamos nos comprometer.

Marcão: Ciro…

Ricardo: Vamos de 6%… Tá bom demais.

Claudio: Tá excelente pra ele. Vai nos agradecer.

Luiz: O Dória não decolou, né? 3%?

Marcão: Por mim, 2%.

Claudio, enquanto acende um charuto: Isso, crava 2% nele, 1% no Janones, 1% na Simone e 1% no Eduardo Leite. Diz que 5% não votariam em ninguém e que 7% não souberam ou quiseram opinar.

Rafael: Mas aí dá 102%, chefe…

Claudio: Muito bem, então põe que 4% não votariam em ninguém e que 6% não souberam ou quiseram opinar. Trabalho concluído? Vamos almoçar?

Marcão: Falta precificar e mandar a conta para o cliente.

Ricardo: E precisamos dar detalhes das cidades pesquisadas, coisa que faço logo mais. Vou colocar que mobilizamos 99 pesquisadores, que coletaram as informações entre os dias 13 e 16. Certo?

Claudio: Maravilha, Rica. Depois, pega seu sobrinho, o Juninho, aquele que já trabalhou aqui, e tira uma foto dele abordando alguém com o questionário… Vamos mandar para ilustrar o trampo.

Marcão – E o preço, chefe?

Claudio – Deixa eu ver… Putz, suamos para fazer, hein… Margem de erro de dois pontos… Vamos fazer tudo direitinho, de acordo com o esforço constituído no levantamento. R$ 786.321,42… Ah, e diz que aplicamos um desconto de 15% no valor porque temos especial apreço pelo setor dele, muito importante para a economia.

Luiz: Beleza, então… Vamos comer?

Claudio, baforando pesadamente: Eu vou no Ruba! Vocês que são tudo pé rapado, vão no quilo ali da esquina. Qua qua qua! O Rafa vai comigo, hoje.


Walter Falceta é jornalista e um dos fundadores do Coletivo Democracia Corintiana (CDC)

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