Construir Resistência
Ex-presidente posa em frente ao painel de Di Cavalcanti

Clã Bolsonaro deixou estragar obra de valor inestimável de Di Cavalcanti

Por Raphael Sanz – revista Fórum

Ex-presidente fez foto em frente ao painel danificado

Obra encomendada pelo próprio Oscar Niemeyer durante a construção de Brasília deu lugar a aparelhagem de lives do ex-presidente. Seu valor

Entre a enorme lista de elementos do Palácio do Alvorada destruídos ou danificados pela família Bolsonaro nos últimos quatro anos está a tapeçaria “Músicos”, uma obra milionária de Di Cavalcanti, um dos principais nomes históricos brasileiros das artes plásticas. A revelação foi feita pela primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, quando abriu as portas do Alvorada para mostrar os estragos bolsonaristas à TV Globo.

“Aqui é a sala de Estado e está totalmente descaracterizada. Essa obra [Músicos, de Di Cavalcante] é original da biblioteca”, explicou a primeira-dama para em seguida apontar que, após ter sido posta no novo lugar a obra começou a sofrer a influencia da luz solar. “Infelizmente essa aqui vai ter que ser restaurada”, lamentou Janja.

A tapeçaria foi encomendada pelo próprio Oscar Niemeyer durante a construção de Brasília e especialistas avaliam que seu preço no mercado das artes giraria em torno de R$ 5 milhões. Além disso, segundo o marchand Evandro Carneiro, ouvido por O Globo, não há referencias de tapeçaria na obra de Di Cavalcanti, o que torna os “Músicos” algo único e com valor inestimável.

A oba foi retirada do seu lugar original, a biblioteca, para onde foi produzida sob medida, para dar lugar à instalação do aparato técnico para a gravação das lives de Bolsonaro.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Matérias Relacionadas

Rolar para cima