Por Simão Zygband
Bateu desespero nos bolsonaristas. Eles não assimilam o golpe e decidiram partir para o ataque. Tudo por que as pesquisas de intenção de votos demonstram que o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, que encabeça a Frente Ampla de sete partidos, tem chances de ganhar ainda no primeiro turno. A diferença entre ele e o atual ocupante da cadeira presidencial chega a ser de mais de 20%. Um verdadeiro mar de votos.

Como é ao estilo deles, os bolsonaristas utilizam todos os meios para rosnar contra os apoiadores de Lula. Claro que com isso demonstram a falta de tranquilidade dos perdedores, daquele semelhante ao jogador que parte para agredir o árbitro quando o seu time está inapelavelmente derrotado.
O primeiro que manifestou todo o seu desespero é o bolsonarista Luciano Hang, o chamado Véio da Havan, um sujeito caricato que se veste como o papagaio da Ana Maria Braga. É um dos símbolos maiores do empresariado golpista que apoia o atual desgoverno. Claro que não faz isso de graça: teve suas dívidas de mais de R$ 150 milhões “refinanciadas” pelo governo federal em suaves prestações. Só para a Previdência Social, o Véio sonegou R$ 2,5 milhões em impostos. Este acordo se tornou parte do folclore jurídico, já que seriam necessários 115 anos para que o “empreendedor” quitasse suas dívidas com a Receita Federal.
Todos estes privilégios o Véio da Havan obteve depois de adquirir um jatinho de R$ 250 milhões, estar situado entre os 10 maiores bilionários do Brasil (segundo a revista Forbes), com uma fortuna avaliada em U$ 4,8 bilhões (cerca de 23 bilhões em reais) e ter uma empresa em paraísos fiscais (off shore) no valor de U$ 112,6 milhões, revelada no escândalo da Pandora Papers.
E a quem Luciano Hang ataca?: o padre Julio Lancellotti, da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo, símbolo do sacerdote que se esforça diariamente para fornecer um pão àqueles que não tem o que comer.
Em grupo de WhatsApp com outros empresários, O Véio da Havan disse que padres que auxiliam pessoas pobres estão errados e que a Igreja é “cúmplice das mazelas do PT”.
Na madrugada desta terça-feira (31), a Igreja Universal do Reino de Deus exibiu na TV Record, do bispo Edir Macedo, um episódio para atacar a esquerda, principalmente contra o PT, a ex-deputada federal Manuela D’Avila (PCdoB) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O episódio propagou uma notícia falsa que circula na internet desde 2019.
A Record tem sido beneficiada com verbas de publicidade pelo atual desgoverno de extrema direita. Só em 2021, ela recebeu cerca de R$ 50 milhões. As pesquisas mostram que Lula praticamente empata com o seu adversário em intenções de votos entre os evangélicos, até então um celeiro de votos conservadores, que apoiou maciçamente a eleição do atual elemento que ocupa a presidência da República.
Por isso, no programa, intitulado Entrelinhas, comandado por Renato Cardoso, genro de Edir Macedo, o ataque não é mais disfarçado: ele convidou pastores para falar mal de Lula e da esquerda.
“Em 2022 é ano de eleição. Mais do que nunca, é ano de analisar quem quer ter o poder nas mãos. Contudo, é importante estar alerta. Não só nas propostas e em tudo que é falado, mas principalmente no que não é falado. Esconder as verdadeiras intenções da esquerda foi a ideia de um pastor que ficou conhecido como o pastor do PT”, disse uma narração em off.
No episódio, uma narradora conta a história de Paulo Marcelo Schallenberger, chamado de “pastor do PT”. O líder religioso acredita que o Partido dos Trabalhadores não deve entrar na discussão de pautas de costumes, algo que nunca entrou na campanha oficial da sigla.
“Em outras palavras, é preciso esconder as verdadeiras intenções da esquerda para se eleger. Dessa forma, o pastor e o PT tratam os evangélicos como desinformados, despreparados e até esquecidos”, afirmava o programa.
Manuela D’Avila também foi vítima de fake news, já que foi acusada de ser a favor da “legalização do incesto”. O caso é uma mentira, mas a Record decidiu trazer o assunto à tona novamente.
Ajude a monetizar o Construir Resistência abrindo e percorrendo os anúncios que aparecem nas páginas, pois vale o tempo de engajamento.
É a sua maneira de ajudar a remunerar o site de luta


Simão, veja a dança dos números e a beleza da matemática
O DataFolha mostrou que Lula atingiu 54% dos votos válidos entre os eleitores ouvidos pelo instituto, o que lhe garantiria a vitória na corrida presidencial já no primeiro turno. Nos votos totais, o petista obteve 48% das intenções de voto, contra 27% de Jair Bolsonaro, o que mostra uma ampla vantagem de 21% a favor de Lula. A beleza da matemática, nos mostra mais uma grandeza dos números: Se você buscar, a diferença percentual entre 27 e 48 – tem um fosso ai de 77,78% entre Lula e o inominável.
Esse fosso de 77,78%, representa algo em torno de 21% dos votos válidos ou, mais ou menos, 23,6 milhões de votos. Mais do que a somatória dos eleitores do RJ (12,6 milhões) e Ba (10,4 milhões), respectivamente, o terceiro e quarto maior eleitorado do país. É mole ou quer mais?