A precipitada oposição de esquerda

Por Paulo Pasin

Aniquilar o fascismo. Este deve ser nosso objetivo estratégico . Foi dado um grande passo com a vitória de Lula nas eleições, mas a guerra continua. Porém já tem gente anunciando que são oposição de esquerda, antes mesmo da posse estar garantida.

Aprendi com um camarada revolucionário que devemos ter noção de tempo e proporção para não seremos ridicularizados pela classe que julgamos defender.
Por mais que citem nossos mestres, em cada longo texto teórico, quem acha que a extrema-direita já está derrotada e que a tarefa agora é mobilizar a classe em oposição ao futuro governo ,”futuro governo” ainda não empossado, propagandeando o programa máximo da revolução, vive numa realidade paralela. São negacionistas do verdadeiro leninismo . “Lênin dizia que o marxismo busca alcançar uma análise estritamente exata e objetivamente verificável das relações de classe e das características concretas próprias de cada momento histórico”.
“Ou seja, estudar cuidadosamente a realidade para descobrir as tendências que apontam para a revolução proletária e as que se opõe a ela, bem como as relações entre ambas. Isto é nada menos que a caracterização do “momento histórico” dado. Não é uma tarefa simples definir “o momento histórico” , nossas organizações são frágeis, com pouquíssima inserção na classe, em especial nos setores oprimidos. Possuímos poucos quadros realmente provados nos grandes processos da luta de classe. Por isso a chance de errar é enorme. Mas existem fatos da realidade que saltam aos olhos.
Nem mesmo a duríssima batalha eleitoral, uma das mais difíceis e emocionantes que vivi nos mais de quarenta anos de militância (quem esteve na Paulista no dia da vitória sabe o que estou dizendo), fez com que os “terrivelmente revolucionários” refletissem sobre sua atuação. Uma pena. São valorosos.

Paulo Pasin é metroviário aposentado do Metrô de São Paulo e ex-presidente da Fenametro (Federação Nacional dos Metroviários).

Contribuição para o Construir Resistência ->

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *