A democracia segue ameaçada e as instituições devem agir

Por Rogério Guimarães Oliveira 

 

Está muito claro e evidente que há um movimento financeiro gigante por trás de todas estas manifestações golpistas, financiando desde um amplo sistema de comunicação via redes Whatsapp e Youtube, até a organização e estruturação destes atos golpistas em frente aos quartéis em todo o país.

Há grandes empresários brasileiros e fortes financiadores estrangeiros secretos colocando dinheirama grossa para bancar isso tudo. Os sinais disso estão por todo lado. Muitas empresas estão liberando e orientando seus empregados para que participem destes atos, além de disponibilizar estruturas de grande porte para a infra-estrutura destes atos. Só não vê quem não quer.

Frotas inteiras de ônibus estão sendo pagas para levar grande parte do pessoal a estes atos, na ida e na volta. Em cada acampamento em frente a quartéis, há uma estrutura que serve lanches, refeições e até churrascos, com bebidas incluídas, tudo de graça, aos participantes.

A ideia orquestrada por trás deste movimento, que pode até parecer patético ao pedir, explicitamente, um golpe militar, está a meta de impedir Lula de tomar posse ou, caso empossado, de governar o país.

A pacificação política da sociedade brasileira, está claro hoje, não resultará da pura e simples finalização do processo eleitoral desde último dia 30, com a derrota do bolsonarismo.

Acompanhei alguns discursos da semana passada de deputados odientos da extrema-direita na Câmara Federal. Eles estão “prometendo” coisa bem pior do que Aécio Neves prometeu contra o governo Dilma, quando do seu famoso discurso no Senado após ter sido derrotado nas eleições de 2014, não aceitando os resultados.

É mais do que hora do Ministério Público, do Superior Tribunal Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal abrirem, com urgência, uma investigação profunda que desmonte a caixa preta dos financiadores deste movimento. E que identifique quem está por trás dele, coordenando tudo. Os brasileiros conscientes e progressistas devem cobrar estas providências imediatas das instituições que existem para assegurar o Estado de Direito.

Não basta somente vencer as eleições. É preciso que a sociedade trabalhe agora para proteger os resultados e fazer valer os valores democráticos que estas eleições traduzem.

Há um movimento de direita que ressurgiu no mundo e isto, certamente, está influenciando fortemente tudo o que ocorre em nosso país neste momento. Este movimento golpista já extrapolou, em muito, os limites de um mero choro de perdedores.

A imprensa, em relação a tudo isso, não está fazendo o seu papel. Pois, infelizmente, não investiga e não denuncia este movimento lesa-democracia financiado e orquestrado que desafia e corrói, todos os dias, os valores da nossa democracia.

O Brasil democrático precisa agora encerrar os festejos da eleições de Lula, arregaçar as mangas e ir trabalhar para a manutenção dos valores democráticos que foram resgatados nestas eleições.

 

Rogério Guimarães Oliveira é advogado com especializações em Direito Civil, Processual Civil, Consumidor, Empresarial, Financeiro, Bancário, Imobiliário e Securitário.

 

 

Contribuição para o Construir Resistência ->

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *