Construir Resistência

A biografia do empresário Henrique Lage

CONSTRUIR RESISTÊNCIA  recomenda a leitura do novo livro do historiador Clóvis Bulcão – Henrique Lage: o grande empresário brasileiro que, por amor, criou um parque, publicado pela Editora Record.

Veja , abaixo, o release da obra:

O Parque Lage, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, talvez seja o mais conhecido empreendimento do industrial Henrique Lage. Mas o empresário que foi um dos homens mais ricos do Brasil deixou sua marca em outros espaços. É o que mostra o historiador Clóvis Bulcão em sua nova biografia. ‘Henrique Lage – O grande empresário brasileiro que, por amor, criou um parque’ (Ed. Record). O livro revela, por exemplo,  que sua companhia de navegação – a Ita – marcou a imaginação de gerações de brasileiros que habitavam as cidades costeiras. É citada em letras de Dorival Caymmi, no samba-enredo do Salgueiro e influenciou na escolha do nome do ex-presidente Itamar Franco. Lage foi um dos pioneiros da indústria aeronáutica, investiu na produção de sal – a marca Ita existe até hoje – e na indústria carbonífera, em Santa Catarina.

Clóvis Bulcão, autor da biografia de outra tradicional família brasileira, os Guinle, reconstitui com riqueza de detalhes o dia que o jovem Henrique assistiu pela primeira vez a mezzo soprano italiana Gabriela Besanzoni numa turnê com apresentação no Municipal do Rio. A jovem, que se tornaria uma espécie de Madona de seu tempo, causou furor na plateia depois de levantar a barra do vestido revelando não apenas os pés com um anel no dedo, como também a coxa. Henrique caiu de amores pela italiana e passou sete anos tentando conquistá-la. Para ela, mandou construir o palacete do Parque Lage, que, por isso, é considerado o Taj Mahal carioca.

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Matérias Relacionadas

Rolar para cima