A arte nunca é isenta. É engajada

Por Tião Nicomedes

Sarau de Veneta.

Perifa Centro.

O encontro de arteativistas aconteceu na sábado (11), reunindo artistas de todos os extremos e da cidade no centro de São Paulo.  Inaugurou um novo espaço cultural: duas salas no prédio que fica na quadra da Ipiranga /São João, pertinho da Galeria do Rock, da Praça da Sé, do Teatro Municipal e tantos outros lugares do centro histórico da capital paulista.

Virou palco de poesia, música, dança, teatro. Mostra de pinturas, fotografias e das mais diversas formas de expressões artísticas.
O encontro marcou também a estreia do documentário que conta um pouco da história curta, porém brilhante, da artista plástica #Marina Veneta, falecida esse ano. O filme narra a luta dos artistas e sonhos, a difícil façanha de viver da arte.
Filmado em 2014, pelo cinegrafista #LeandroJorge, o documentário ficou pronto recentemente. Assim, Marina não teve a oportunidade de ver o filme pronto. Marina, que deixou um legado e uma lacuna na arte popular, engajada, provocativa, instigadora, como a arte deve ser.
Lá do céu, energia que é, Marina que segue agora, adiante, com o Coletivo MarinaVive. #venetavive
Tião Nicomedes:
Sebastião Nicomedes de Oliveira é “poeta das ruas”. Autor da peça teatral Diário de um Carroceiro e do livro As Marvadas é artista popular. Ex-catador e ex-morador em situação de rua, integra o MIPR (Movimento Internacional de População em Situação de Rua).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *