Construir Resistência
PMviolencia-JoaoPinheiro

Chargistas denunciam violência policial em SP

Da Revista da Pirralha

A Polícia Militar de São Paulo realizou no litoral na cidade de Guarujá no dia 27 de julho a operação “Escudo” que depois foi estendida até Santos. A ação policial resultou na morte de 16 pessoas e ocorreu após o assassinato do soldado da Rota, Patrick Bastos Reis, o que levanta a hipótese de que a chacina possa ser considerada um ato de “vingança” por parte da corporação que vitimou uma série de inocentes. Naturalmente o ocorrido causou medo e protestos da população e de entidades ligadas à defesa dos direitos humanos. Como se não bastasse, Igualmente chocante foi a primeira reação das autoridades estaduais sobre o ocorrido; o governador do Estado, Tarcisio de Freitas, do Republicanos (caricatura no destaque) declarou à imprensa estar “extremamente satisfeito” com a atuação policial.

Sob qualquer ângulo que se aborde o ocorrido trata-se de um ato bárbaro que atesta a falência e incapacidade do aparelho policial do governo em promover a segurança da população e garantir as atribuições de um policiamento eficaz. Nada justifica em um Estado Democrático de Direito que uma corporação policial se permita agir à revelia dos princípios legais.

Para tornar a situação um tanto surreal, na mesma semana foi divulgado pela imprensa que a Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo (“PMs de Cristo”) vendem aos policiais bíblias personalizadas para a PM-SP e  Bombeiros por módicos R$ 25, infelizmente, parece que a palavra de Deus não tem ajudado a pacificar o espírito dos militares.  Por tudo isso, e como não poderia deixar de ser, os artistas da Revista Pirralha pegam lápis, papel e computador para por meio do humor gráfico ajudar na defesa dos direitos humanos e na conscientização pública.

 

Jota Camelo

Ykenga

Flávio

Ykenga

Geuvar

Geuvar

Geuvar

João Pinheiro

Bira Dantas

Guto Camargo

Thiago

Thiago

Fernandes

Material publicado originalmente no link abaixo da Revista da Piralha

https://revistapirralha.com.br/humor-denuncia-violencia-policia

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Matérias Relacionadas

Rolar para cima