Construir Resistência
Foto: reprodução

23 denúncias ou fatias de pizza?

Por Adriana do Amaral

O governo federal da República do Brasil lista, em planilha, 23 acusações que relacionam denúncias de falhas no combate à #pandemia da #Covid-19. O material, distribuído pela Casa Civil, “coincide” com a instalação da #CPIdaPandemia e inclui de “negligência” à má-gestão.

O que pretende o governo? Defender-se? Justificar-se? É uma espécie de “para casa”. Cada ministro tem a tarefa de responder. Haja argumento!

Mas, pelas declarações do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), parece que o mandatário do país não terá muito com o que se preocupar: Para ele, não há justificativas para os pedidos de impeachment nem instauração de uma CPI.

Como explicar as mais de Brasil de 391 mil mortes por #Covid-19? As denúncias de má conduta durante a crise do #coronavírus extrapolam o território nacional. O Brasil, e o presidente, são encarados como ameaça global. Não são perguntas que deveriam ser investigadas?

Nesse cenário nada alentador, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada divulgou estudo que relaciona o aumento de mortes durante a segunda onda da #Covid-19 com a ausência de medidas restritivas e a falta de uma coordenação nacional. De acordo com o #IPEA, o número de mortes triplicou durante a segunda onda se comparado à primeira. O documento justifica que o #isolamentosocial é medida eficiente de controle da disseminação do #coronavirus.

Enquanto isso, a ausência de um discurso único, fomentado pela disputa política continua confundindo o brasileiro. Pior ainda, a crise econômica se agrava expondo a vida do cidadão que luta pela sobrevivência, carente de recursos e cuidado. O #isolamentosocial ou a falta dele é faca de dois gumes no combate à morte.

A alterativa seria a vacina que não vem

Pouco mais de 10% da população foi vacinada, mas apoiadores alegam que o Brasil está entre os países que mais vacinaram em todo o mundo. Os discursos contraditórios fomentam a polarização e põe lenha na fogueira dos debates políticos.

Todo mundo sairá chamuscado, afinal as mortes continuam, a miséria aumenta, o descaso anunciado se confirma a cada dia. O Brasil perdeu-se nessa onda. Não apenas para o #coronavírus, mas para a possibilidade de fazer alianças, de fomentar o conhecimento nacional, de expandir divisas, de tornar-se uma nação solidária.

Enquanto o pinga-pinga da vacina estimula a espera resignada, as fatias da riqueza nacional são partilhadas entre poucos. A Comissão Parlamentar de Inquérito acabará em pizza? Vamos pagar para ver.

 

 

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Matérias Relacionadas

Rolar para cima