O Pantanal mato-grossense é a maior planície alagada do continente americano com 133 mil km2, localizado no Centro-Oeste brasileiro. Engloba parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de avançar para a Bolívia e Paraguai. É considerado patrimônio ecológico da humanidade.
Sua biodiversidade inclui mais de 650 espécies diferentes de aves, 260 espécies de peixes, 1100 espécies de borboletas, 80 espécies de mamíferos e 50 de répteis. Além disso, o Pantanal conta com 1700 espécies de plantas.
Utilizando a planície como habitat ou ponto de reprodução, os animais conferem a cor e a vida ao local e propiciam a apreciação de um dos maiores espetáculos da terra.
A Transpantaneira (MT-060), a principal estrada do Pantanal, foi projetada para ligar Cuiabá (MT) a Corumbá (MS), porém seu trajeto está concluído apenas até Porto Jofre (MT). Os 145 kms são considerados a via turística de toda esta área, localizada unicamente no município de Poconé.
O desafio de vencer os 146 km de estrada de terra e suas 126 precárias pontes valem o visual.
A seguir, o Pantanal visto da Transpantaneira.
Obs: A melhor época de viajar pela Transpantaneira para observar bichos é no período da seca entre junho e outubro.
Tucano em Poconé (MT)
Jacaré no Pantanal
Valdemi Silva é fotojornalista com trabalhos publicados em exposições, jornais, livros, revistas e sites no Brasil e Europa.
Nos 40 anos de profissão prestou serviços em diferentes áreas da fotografia como Agências de Imagens, Propaganda, Assessorias de Imprensa, Editoras, Escolas de Samba, Jornais Campanhas Políticas, Entidades Sindicais etc.
Nos últimos anos, tem fotografado aspectos culturais, fauna e flora em diferentes cidades dos estados brasileiros, como parte do projeto Descobrindo o Brasil. As imagens estão disponíveis tanto no seu acervo pessoal como na Agência Setembro